Especialização em Gestão de Projetos

Titulação

Especialização

Modalidade

Presencial

Carga Horária

360 horas + 60 horas (Projeto Final)

Inicio das Aulas

Fevereiro/2019 - Módulo 12: Gestão e Contratos, Parcerias e Terceirização em Projetos

Dias e Horários das aulas

Terças e quintas feiras: das 19h00 às 22h30

Localização

Campus Rebouças

Av. Getúlio Vargas, 892

Mensalidade*

24x 598,16


* Mensalidade em reais (R$) para 2018. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Objetivos do curso

A especialização em gestão de projetos foi desenhada para ajudar o profissional a potencializar a sua capacidade de entrega de resultados reais, práticos e consistentes para as empresas do nosso mercado local. Está alinhado com as mais recentes necessidades, contextos de negócios e desafios corporativos.

O curso está focado em construir competências e habilidades técnicas, comportamentais e de negócio essenciais para que o gerente de projetos seja um protagonista de mudanças positivas, obtenha de resultados e cresça em sua carreira.

Ofereceremos oportunidades de interação com situações reais e desafiadoras, próprias do ambiente de projetos, a partir de uma abordagem moderna, dinâmica e vivencial.

Estudaremos as melhores práticas disponíveis, com um embasamento conceitual forte, porém voltado a compartilhar o que realmente funciona na prática, baseado na atuação dos nossos professores na liderança e condução efetiva de projetos de diferentes graus de complexidade e relevância estratégica e em empresas de variados segmentos do mercado.

O conteúdo do curso está alinhado com os processos do PMBOK®, do Project Management Institute® (PMI) como base mundialmente reconhecida de guia de boas práticas em gerenciamento de projetos. Aborda os mais recentes esforços do PMI® para o desenvolvimento de competências para o gerente de projetos como o PMI® Talent Triangle e  a nova versão do PMCD® Framework (Project Manager Competence Development). Inclui conteúdos diferenciados baseados Referencial de Competências do IPMA® (ICB®) e nas dimensões do APMBOK® do Association for Project Management®, de UK; e metodologias ágeis de gestão de projetos.

A quem se destina

Profissionais que atuam ou pretendem atuar com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação, ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações.

Diferenciais do curso

  • Abordagem prática e vivencial
  • Corpo docente com forte vivência de mercado
  • Contato com desafios reais, baseados em necessidades do mercado local
  • Networking qualificado
  • Conteúdo forte de boas práticas consolidadas de gestão de projetos, com aplicação prática em variados cenários de negócio
  • Acesso a ferramentas e tecnologias mais atuais na área de gestão de projetos, baseadas em web e ambientes colaborativos
  • Aprendizado diversificado de metodologias e práticas, baseadas nos guias PMI®, IPMA®, APM® e metodologias ágeis

Parceiros do curso

Disciplinas do Curso

  • 01. Visão Geral de Projetos 16 h

    Você conhecerá as diversas origens possíveis dos projetos nas empresas e seus diferentes ambientes de negócio e desafios. Conhecerá as etapas e partes essenciais de um projeto, e aprenderá a identificá-las e atuar sobre elas no seu contexto específico de trabalho. Você terá contato com as mais modernas definições e termos básicos sobre gestão de projetos, a partir vários pontos de vista, metodologias e boas práticas diferentes e construirá uma base sólida para aproveitar ao máximo o curso.

  • 02. Habilidades Interpessoais para Gerentes de Projetos 32 h

    Você estudará sobre as principais habilidades interpessoais necessárias para liderar um projeto, e partir de experiências e dinâmicas vivenciais, você poderá identificar os passos que você pode dar para transformar estas habilidades em competências, e alavancar seus resultados na interação com as pessoas chave do projeto. Estudará questões práticas sobre comunicação, negociação, liderança, motivação, gestão de conflitos e crises e outros tópicos essências para a efetividade da condução do projeto.

  • 03. PMO, Gestão Estratégica de Projetos 24 h

    Nesta disciplina você estudará sobre a importância dos projetos para a gestão estratégica de uma empresa. Aprenderá sobre o contexto em que os projetos são criados e sobre a gestão de vários projetos ao mesmo tempo, organizados em programas e portfólios e como eles são alinhados com a estratégia da empresa. Você entenderá como as empresas acompanham e medem o progresso dos projetos e seus resultados e seus principais indicadores corporativos. Aprenderá um pouco sobre governança corporativa e como os vários níveis de hierarquia de administração da empresa interagem e como isso afeta o projeto que você está liderando. Você terá a oportunidade de entender as diferenças de como os projetos são originados, conduzidos e executados em empresas familiares, pequenas, médias e empresas de grande porte e multinacionais.

     

     

  • 04. Design Thinking e Gestão de Projetos de Inovação 16 h

    Nesta disciplina você aprenderá a usar o Design Thinking como ferramenta para lidar com ideias inovadoras, produtos “out of the box”, projetos de pesquisa e desenvolvimento e gerar produtos e serviços que criem vantagem competitiva para as empresas. Conhecerá os principais desafios de gerenciar projetos de inovação, disrupção e como se portar quando é necessário atuar em um formato de gestão diferente do praticado pela empresa. Aprenderá a validar e dar forma a uma ideia inovadora e como gerenciar o impacto destas mudanças nos contextos humano e social. Aprenderá sobre ferramentas e processos do Design Thinking e sua aplicação na gestão de projetos. Conhecerá as principais tendências inovadoras nos cenários de negócio e o que há de mais moderno em termos de inovação e empreendedorismo de alto impacto e como aplicá-las no contexto corporativo

  • 05. Gestão de Stakeholders 24 h

    Você conhecerá as linhas gerais das principiais áreas de uma grande empresa, como por exemplo: engenharia, produção, comercial, marketing, logística, tecnologia da informação, jurídico; e elementos externos como fornecedores, prestadores de serviço, agências governamentais e reguladoras e como integrar todas estas visões distintas no planejamento do seu projeto. Aprenderá ferramentas para identificar expectativas das pessoas chave em cada área, desenhar papéis e responsabilidades, registrar e monitorar expectativas e organizar uma estratégia para conduzir o projeto respeitando os cenários político, econômico e de negócio do ambiente da empresa e obter aprovação das pessoas necessárias.

  • 06. Gestão de Equipes em Projetos 24 h

    Você estudará sobre como formar uma equipe para executar seu projeto e os desafios que isto representa para o gerente de projetos. Aprenderá a identificar os vários níveis hierárquicos em diferentes tipos de empresas e como interagir com os gestores para obter as pessoas para compor sua equipe. Estudará sobre a interação com pessoas posicionada em locais físicos distintos, e como interagir com pessoas de outras empresas, fornecedores, com terceirizados e equipes virtuais (conectadas remotamente pela tecnologia). Discutirá questões sobre como motivar e manter o desempenho das pessoas e pontos essenciais sobre várias culturas, línguas, países e seus efeitos na condução do projeto.

  • 07. Metodologias Ágeis para gestão de projetos 16 h

    Você aprenderá sobre as metodologias ágeis e quando usá-las nos seus projetos para gerar entregas relevantes em curtos ciclos de tempo de execução. Conhecerá os principais personagens envolvidos como o Product Owner, Scrum Master e o Development Team. Aprenderá sobre o processo de Inception e como dar forma a uma ideia ou necessidade do cliente para organizar um projeto gerenciado com métodos ágeis. Estudará sobre ferramentas para centrar as soluções nas necessidades práticas dos clientes, engajar pessoas chave da empresa, criar o product backlog, elaborar e executar as sprints e liderar o time do projeto num contexto ágil. Aprenderá a reportar informações de progresso das atividades e sobre os contextos de negócio mais favoráveis para adotar as práticas ágeis e como integrá-las com métodos mais tradicionais.

  • 08. BPM, Gestão de Processos de Negócio e Qualidade em Projetos 24 h

    Os processos de negócio e os projetos interagem frequentemente no ambiente das empresas. Nesta disciplina você estudará uma visão geral de como os processos de negócio são organizados e gerenciados e como interagir com os analistas de negócio e outros profissionais que atuam nestas estas áreas. Aprenderá os principais tipos de processos nas indústrias, empresas de serviços e como eles interagem com os projetos. Aprenderá sobre os conceitos e ferramentas de gestão da qualidade dos processos nas empresas e na gestão de projetos. Estudará um pouco das principais referências da área de qualidade como por exemplo Lean Management, Normas ISO, SASSMAQ, CMMI, entre outros, e como organizar o planejamento do seu projeto quando elas estiverem presentes no contexto do seu projeto. Aprenderá sobre os desafios de conduzir projetos que implantam ou alteram processos e como transferir o resultado que você gerou para a operação da empresa.

  • 09. Gestão do Escopo e Cronograma de Projetos 40 h

    Você aprenderá a elaborar a estrutura básica de um projeto, de forma consistente, que o permita gerar os benefícios e resultados esperados pelos seus gestores. Passará por todas as etapas necessárias para entender a ideia ou necessidade de negócio que gerou projeto; propor e negociar uma solução e utilizar a ferramenta mais adequada para interagir com as pessoas chave; capturar o escopo e alinhar com a empresa o que será entregue e de que forma. Aprenderá a construir artefatos que demonstrem o progresso e organize a execução do projeto ao longo do tempo, e como tratar as mudanças necessárias para manter as entregas e resultados relevantes para os objetivos da empresa.

  • 10. Gestão de Custos em Projetos 24 h

    Você aprenderá a colocar os conceitos de gestão de custos sobre a estrutura construída nas disciplinas de Visão geral de projetos e de Escopo e tempo, dando continuidade ao seu aprendizado sobre como estruturar efetivamente um projeto. Entenderá como o fluxo financeiro acontece dentro da empresa e como isso afeta o projeto que você está liderando, passando disponibilidade de inicial e metas de orçamento e como o fluxo de caixa do projeto será tratado durante a execução propriamente dita. Aprenderá a elaborar artefatos para fazer o acompanhamento financeiro do projeto e reportar as informações sobre custo para a gestão da empresa.

  • 11. Gestão de Riscos e complexidade em projetos 24 h

    Você aprenderá a avaliar e elaborar opções de planejamento de acordo com a complexidade do seu projeto. Aprenderá a ler os cenários de negócios e organizar uma gestão de riscos eficiente para o tipo de projeto que você está liderando. Estudará ferramentas para identificar, classificar e responder aos riscos que seu projeto pode enfrentar. Aprenderá a fazer modificações no seu projeto em função dos riscos que você identificou e dos eventos que acontecem durante a execução do projeto. Aprenderá a refletir sobre a probabilidade e o impacto dos riscos e como interagir com as pessoas chave do seu projeto e com fornecedores para desenhar possibilidades que o ajudem a entregar o resultado esperado pela gestão da empresa.

  • 12. Gestão de Contratos, parcerias e terceirização em Projetos 24 h

    Nesta disciplina você aprenderá como integrar o trabalho de fornecedores e profissionais terceirizados no seu projeto e seus principais riscos e desafios. Aprenderá sobre a elaboração dos documentos necessários para contratar fornecedores e as principais questões jurídicas envolvidas. Estudará sobre ferramentas para estabelecer parcerias com entidades externas ao projeto. Refletirá sobre os desafios e oportunidades de trabalhar com fornecedores internacionais. Você aprenderá sobre os principais indicadores e ações para acompanhar o custo, cronograma e qualidade da entrega do trabalho dos fornecedores, parceiros e terceirizados do seu projeto.

  • 13. Colaboração e Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Projetos 24 h

    Nesta disciplina você aprenderá a como usar a tecnologia para ajudá-lo a gerenciar o seu projeto. Identificará possibilidades e ferramentas para liderar pessoas e processos em ambientes colaborativos, compatíveis com os desafios atuais. Aprenderá a conectar pessoas, usando a tecnologia, estudará questões sobre elaboração, distribuição e manutenção dos artefatos do projeto em ambiente distribuído, repositórios na nuvem, segurança da informação e o que é necessário para que as várias pessoas do seu time visualizem as versões corretas de cronogramas, documentos e relatórios; e como distribuir informações relevantes para as pessoas chave do projeto e os gestores.

  • 14. Oficinas XP 56 h

    Este é o nosso grande diferencial. Durante as oficinas XP, passaremos na prática por todas as etapas da elaboração e condução de um projeto real, com aplicação a para o mercado de trabalho. Após participar de algumas disciplinas iniciais, você formará um grupo com os colegas e escolherá um projeto desafiador para dedicar-se por todo o restante de curso, para que você possa praticar, consolidar e reforçar o aprendizado adquirido até o momento. Durante a oficina XP, os professores ajudarão no processo de aplicar o conhecimento compartilhado nas disciplinas de forma prática, diretamente no seu projeto! Isto se repetirá em mais um momento no meio do curso, após você ter cursado mais um bloco consistente de disciplinas. Após cursar todas as disciplinas, você terá uma oficina final para lapidar o projeto que conduziu ao longo do curso, para apresentá-lo com entrega final. Também receberá orientações para preparar seu artigo, cumprir as formalidades do MEC e fechar sua pós-graduação, deixando um registro do progresso que você obteve no tempo em que passou conosco. Este também é o momento para consolidar seu networking e garantir que seu aprendizado possa continuar depois do término do curso.