Especialização em Educação Especial e Inclusiva

Titulação

Especialização

Modalidade

A Distância

Carga Horária

400h

Duração do Curso

12 meses

Inicio das Aulas

11/02/2019 - Módulo: Teorias da Aprendizagem (Piaget, Vugotsky, Wallon, Ausubel, Comportamental e Cognitiva)

Conheça os Polos
Polo de Apoio Presencial
Mensalidade*

18x 247,96


* Mensalidade em reais (R$) para 2018. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Objetivos do curso

A Especialização em Educação Especial e Inclusiva visa aprimorar o conhecimento dos profissionais da Educação, no que tange à reversão do percurso de exclusão por meio da construção individual e coletiva de condições espaciais e de tempo, respeitando as diversidades neuropsicossociais, a partir de atitudes includentes, não somente nos aspectos físicos, mas também, nos aspectos de postura, pensamentos e atitudes. Ao compreender como as pessoas desenvolvem o conhecimento em sua diversidade, o curso incentiva a permanente investigação sobre práticas e ferramentas educacionais inclusivas, com foco em reduzir a exclusão nos diferentes contextos. Com a Especialização em Educação Especial e Inclusiva, os profissionais entrarão em contato com conceitos sobre neurolinguística e aquisição de linguagem, neuropsicologia da aprendizagem, múltiplas deficiências, processos de intervenção, Transtorno Espectro Autista, entre outros, que darão subsídios teóricos e técnicos para contribuir na qualidade de vida de comunidades, grupos e indivíduos.

A quem se destina

  • Docentes e educadores;
  • Pedagogos;
  • Psicólogos;
  • Licenciados em diferentes áreas do conhecimento
  • Terapeutas Ocupacionais;
  • Fonoaudiólogos;
  • Profissionais que atuam em instituições de ensino ou que tenham o interesse de compreender a educação especial e inclusiva

Diferenciais do curso

  • Aulas com profissionais que são referência no mercado de atuação;
  • Relação Teoria e Prática;
  • Grade curricular elaborada a partir de entrevistas com profissionais de mercado, que indicaram as necessidades de formação voltadas à área;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem oportuniza interação para a troca de experiências, por meio de fóruns virtuais e mensagens diretas, o que enriquece o aprendizado.

Disciplinas do Curso

  • Adaptação Curricular na Educação Especial e Inclusiva 40h

    Ementa: Currículo – Aspectos legais;
    Adaptação Curricular – Conceitos fundamentais;

    Escola inclusiva – desafios e perspectivas;

    Definição de aluno especial;
    Prioridade no atendimento educacional especializado;
    A prática do professor;
    Dificuldades temporárias e permanentes;
    Definição de adaptação curricular;
    Três níveis de adequações curriculares;
    Medidas que constituem as Adaptações Curriculares;

    Adaptações curriculares de pequeno e grande porte;

    O planejamento e as adaptações das atividades;

  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Contexto Escolar 40h

    Escola: Lugar de Inclusão; Atendimento educacional especializado; Fundamentos básicos para o professor que atua no Atendimento Educacional Especializado; O AEE para o aluno com deficiência física; O AEE para o deficiente intelectual; O acompanhamento na sala de aula; O AEE e a pessoa com surdez; O AEE e o deficiente visual; O AEE para alunos com Transtornos Globais do desenvolvimento, Altas Habilidades/ Superdotação.

  • Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento 40h

    Ementa: Processo de Aprendizagem. Cérebro. Conceito de dificuldades de aprendizagem. Dislexia, dislalia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia. O professor e as dificuldades de aprendizagem. Autismo. Transtorno de Asperger. Síndrome de Rett. Transtorno Desintegrativo da Infância. A função executiva e a teoria da mente. A importância da abordagem histórico-cultural na educação especial. A inclusão de alunos com TGD. O desenvolvimento do trabalho pedagógico com alunos com TGD.

     

    Priscila Festa

    Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016), Mestre em Distúrbios da Comunicação (UTP, 2012), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IBPEX (2009) , Libras/Língua Portuguesa: Educação Bilíngue para Surdos pelo IPE (2009), Educação Especial com Ênfase em Inclusão pela PUCPR (2008) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora universitária, com experiência em educação infantil , ensino fundamental, EJA, educação especial, educação a Distância e coordenação pedagógica. Possui certificação PROLIBRAS/MEC de Tradutora Intérprete de Libras/ Língua Portuguesa e Ensino da Libras. 

  • Múltiplas Deficiências: Surdez, Cegueira, Deficiência Física e Intelectual 40h

    –  A escola inclusiva e sua contribuição para as pessoas com múltiplas deficiências: surdez, cegueira, deficiência física e intelectual.

    – Conhecimentos sobre quem é o aluno em cada uma das referidas áreas, suas fragilidades e potencialidades no processo de inclusão;

    – O processo do ensinar e aprender diante das múltiplas deficiências: orientações básicas e possibilidades interventivas em cada contexto.

    – O atendimento educacional especializado para surdez, cegueira, deficiência física e intelectual;

    – Estratégias educacionais como contribuição diante da inclusão.

  • Neurolinguística e Aquisição da Linguagem 40h

    Ementa: A neurolinguística. O que é aprendizagem. Fases do Aprendizado na PNL. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. A aquisição da linguagem por meio das interações. Programação Neurolinguística aplicada à aprendizagem. Aquisição da linguagem. A leitura e escrita no contexto psicopedagógico. Dificuldades de aprendizagem.

  • Neuropsicologia da Aprendizagem 40h

    Ementa: Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Fundamentos básicos da Neuropsicologia. Estudo das funções cognitivas. Distúrbios da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem. Aprendizagem em situações específicas e Plasticidade Cerebral.

     

    Raquel Kämpf

    Doutoranda em Educação pela UFPR, Mestre em Ciências da Linguagem com Área de Concentração em linguagem, estética e processos discursivos; Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Infância e Adolescência, graduada em Psicologia pela UFSC. Professora do Ensino Superior, atua na clínica com vínculos pais-bebê, crianças, adolescentes, orientação a pais e Orientação Profissional. 

  • Práticas Inclusivas na Área de Altas Habilidades/Superdotação 40h

    Ementa: Abordagem das teorias mais recentes sobre a inteligência e sua contribuição no entendimento das Altas habilidades/superdotação. Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner e a Teoria Triárquica da inteligência do Psicólogo Robert Sternberg e a Teoria dos Três Anéis do Dr. Joseph Renzulli sobre superdotação. A relação da escola e do indivíduo com altas habilidades/superdotação.  Políticas públicas e diretrizes nacionais para a prática inclusiva de crianças com alto potencial. Aspectos sócio emocionais e afetivos. Práticas inclusivas.

  • Práticas inclusivas na área de surdez, cegueira, deficiência física e intelectual 40h

    Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos com necessidades educacionais especiais

  • Processos de Intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA) 40h

    – Histórico sobre o Transtorno do Espectro Autista

    – Intervenções no Transtorno do Espectro Autista

    – Autismo na Escola e na Vida

  • Teorias da Aprendizagem (Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel, Comportamental e Cognitiva) 40h

    A teoria de Piaget e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Vygotsky e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Wallon e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Ausubel e sua aplicação no processo de aprendizagem. Análise contextual das teorias de Piaget, Vygotsky, Ausubel e Wallon e relações entre elas. As teorias Comportamentais e Cognitivas. A relação entre as principais teorias da aprendizagem. Aplicabilidade conceitual das teorias da aprendizagem.

     

    Evellyn Ledur

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Especialização em Gestão Educacional pela UNICENTRO (2016) e graduação em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente cursa a Especialização em Mídias Integradas na Educação na Universidade Federal do Paraná (2016). Pedagoga do quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Professora do município de São José dos Pinhais, Professora de Cursos de Pedagogia e Design Instrucional.