Especialização em Aprendizagem, Desenvolvimento e Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Titulação

Especialização

Modalidade

A Distância

Carga Horária

400 horas

Duração do Curso

12 meses

Inicio das Aulas

18/02/2019 - Práticas Inclusivas na Área de Altas Habilidades/ Superdotação

Conheça os Polos
Polo de Apoio Presencial
Mensalidade*

18 x 184,94


* Mensalidade em reais (R$) para 2018. O valor líquido já inclui o desconto para pagamento no vencimento.

Objetivos do curso

O curso visa oferecer as bases teóricas e práticas no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), abordando as especificidades do processo de aprendizagem de alunos especiais, com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

A quem se destina

  • Docentes e educadores;
  • Pedagogos;
  • Psicólogos;
  • Licenciados em diferentes áreas do conhecimento;
  • Terapeutas Ocupacionais;
  • Profissionais que atuam em instituições de ensino ou que tenham o interesse de compreender sobre o AEE.

Diferenciais do curso

Realizado na modalidade a distância, o curso traz perspectivas pontuais sobre os aspetos relacionados à dificuldades de aprendizagem, os transtornos globais de desenvolvimento, contemplando ainda uma visão geral sobre a educação especial e inclusiva com base em fundamentos teóricos e práticos. Dispõe de material didático dinâmico e atualizado; e profissionais qualificados com expertise na área.

Disciplinas do Curso

  • Adaptação Curricular na Educação Especial e Inclusiva

    Ementa: Currículo – Aspectos legais;
    Adaptação Curricular – Conceitos fundamentais;

    Escola inclusiva – desafios e perspectivas;

    Definição de aluno especial;
    Prioridade no atendimento educacional especializado;
    A prática do professor;
    Dificuldades temporárias e permanentes;
    Definição de adaptação curricular;
    Três níveis de adequações curriculares;
    Medidas que constituem as Adaptações Curriculares;

    Adaptações curriculares de pequeno e grande porte;

    O planejamento e as adaptações das atividades;

  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Contexto Escolar

    Ementa: Escola: Lugar de Inclusão; Atendimento educacional especializado; Fundamentos básicos para o professor que atua no Atendimento Educacional Especializado; O AEE para o aluno com deficiência física; O AEE para o deficiente intelectual; O acompanhamento na sala de aula; O AEE e a pessoa com surdez; O AEE e o deficiente visual; O AEE para alunos com Transtornos Globais do desenvolvimento, Altas Habilidades/ Superdotação.

  • Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento 40h

    Ementa: Processo de Aprendizagem. Cérebro. Conceito de dificuldades de aprendizagem. Dislexia, dislalia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia. O professor e as dificuldades de aprendizagem. Autismo. Transtorno de Asperger. Síndrome de Rett. Transtorno Desintegrativo da Infância. A função executiva e a teoria da mente. A importância da abordagem histórico-cultural na educação especial. A inclusão de alunos com TGD. O desenvolvimento do trabalho pedagógico com alunos com TGD.

  • Epistemologia Genética e Convergente 40h

    Ementa: Linguagem e pensamento. O papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo. Afetividade e inteligência. Formação do juízo moral e a construção do conhecimento.

  • Múltiplas Deficiências: Surdez, Cegueira, Deficiência Física e Intelectual 40h

    Ementa:

    –  A escola inclusiva e sua contribuição para as pessoas com múltiplas deficiências: surdez, cegueira, deficiência física e intelectual.

    – Conhecimentos sobre quem é o aluno em cada uma das referidas áreas, suas fragilidades e potencialidades no processo de inclusão;

    – O processo do ensinar e aprender diante das múltiplas deficiências: orientações básicas e possibilidades interventivas em cada contexto.

    – O atendimento educacional especializado para surdez, cegueira, deficiência física e intelectual;

    – Estratégias educacionais como contribuição diante da inclusão.

  • Neurolinguística e Aquisição da Linguagem 40h

    Ementa: A neurolinguística. O que é aprendizagem. Fases do Aprendizado na PNL. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. A aquisição da linguagem por meio das interações. Programação Neurolinguística aplicada à aprendizagem. Aquisição da linguagem. A leitura e escrita no contexto psicopedagógico. Dificuldades de aprendizagem.

  • Neuropsicologia da Aprendizagem 40h

    Ementa: Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Fundamentos básicos da Neuropsicologia. Estudo das funções cognitivas. Distúrbios da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem. Aprendizagem em situações específicas e Plasticidade Cerebral.

     

  • Práticas Inclusivas na Área de Altas Habilidades / Superdotação 40h

    Ementa: Abordagem das teorias mais recentes sobre a inteligência e sua contribuição no entendimento das Altas habilidades/superdotação. Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner e a Teoria Triárquica da inteligência do Psicólogo Robert Sternberg e a Teoria dos Três Anéis do Dr. Joseph Renzulli sobre superdotação. A relação da escola e do indivíduo com altas habilidades/superdotação.  Políticas públicas e diretrizes nacionais para a prática inclusiva de crianças com alto potencial. Aspectos sócio emocionais e afetivos. Práticas inclusivas.

  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 40h

    Ementa: O módulo tem por objetivo apresentar bases teóricas que sustentam os estudos acerca da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, com vistas a proporcionar, ao profissional docente da área bilíngue, o entendimento e aperfeiçoamento de suas práticas em aula.

    Conteúdo Programático

    • Teóricos da Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.
    • O Sociointeracionismo na aprendizagem bilíngue.
    • O Construtivismo na aprendizagem bilíngue e o diálogo com o Sociointeracionismo.
    • Aprendizagem implícita e explícita e a Motivação na aprendizagem bilíngue.
  • Teorias de Aprendizagem (Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel, Comportamental e Cognitiva) 40h

    Ementa: A teoria de Piaget e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Vygotsky e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Wallon e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Ausubel e sua aplicação no processo de aprendizagem. Análise contextual das teorias de Piaget, Vygotsky, Ausubel e Wallon e relações entre elas. As teorias Comportamentais e Cognitivas. A relação entre as principais teorias da aprendizagem. Aplicabilidade conceitual das teorias da aprendizagem.