Linha do Tempo

Mais de quatro décadas de história

O Grupo Opet foi fundado em 25 de janeiro de 1973. Nestas mais de quatro décadas, não parou de crescer e hoje é responsável por uma completa estrutura organizacional que inclui Pós-Graduação, Faculdade, Colégio, Opetwork Escola de Profissão, Editora – Sistema de Ensino, Educação a Distância e Instituto de Educação e Cidadania.

Desde a sua fundação, já formou mais de 100 mil alunos.

2014

Lançamento dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica.

2013

O Grupo Opet completa 40 anos de atividades. É lançado o curso de Engenharia de Produção.

2011

Relançada a Opetwork Escola de Profissões.

2010

Têm início as operações da EaD [Educação a Distância] do Grupo Opet – Graduação e Pós-Graduação.

2008

Através da Portaria nº 284/2008 do MEC, a Faculdade Opet e a Faculdade de Tecnologia Opet são unificadas, passando a operar sob a denominação Faculdades Opet. E ao completar 35 anos como referência em qualidade educacional, o Grupo Opet desenvolve planos de expansão para consolidar ainda mais a sua presença em todo o território nacional.

2006

É inaugurada a nova Cidade Mirim Opet, projeto pedagógico pioneiro, referência nacional na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

2004

Para agregar e sinergizar as ações de responsabilidade social do Grupo Opet, é criado o Instituto de Educação e Cidadania.

2002

Complementando a formação superior oferecida pela Faculdade e o Centro Tecnológico (Faculdade de Tecnologia Opet), é lançado o Centro de Pós-Graduação Opet, com os cursos de Especialização e MBA.

2001

O Ministério da Educação (MEC) autoriza o funcionamento do Centro Tecnológico Opet (Faculdade de Tecnologia Opet), a primeira instituição particular do sul do Brasil a oferecer a modalidade de Tecnologia, inicialmente com os cursos superiores de Gestão Financeira, Marketing de Varejo, Sistemas de Informação e Desenvolvimento para Web.

1999

O Ministério da Educação (MEC) autoriza o funcionamento da Faculdade Opet, inicialmente com os cursos de Administração, Publicidade e Propaganda.

1993

É fundada a Editora Opet, que através da Unidade Gráfica e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Pedagógico, produz e distribui o Sistema de Ensino Opet. Pioneira na formação cidadã, a Editora traz para o ambiente educacional uma série de materiais didáticos da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo é promover a consciência cidadã a partir de atividades que envolvam a realidade do aluno e o cultivo de valores sociais.

1983

A Opet Ensino Profissional passa a oferecer cursos livres de informática, iniciativa pioneira em Curitiba que deu margem a um novo e promissor segmento, tendo formado ao longo dos anos, mais de 100 mil profissionais.

1973

Vinte e cinco de janeiro é o marco inicial do Grupo Opet, com destaque para a oferta de cursos profissionalizantes.