Instituto Opet realiza evento para comemorar o Dia do Voluntariado

Mais uma edição de sucesso: cerca de 500 pessoas passaram pela feira realizada no dia 30 de agosto

A feira do voluntariado, promovida pelo Instituto Opet, no campus Rebouças, reuniu mais de 500 visitantes e 15 ONGS expositoras para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. O objetivo da feira neste ano foi incentivar a comunidade a adotar uma causa.

Rose Suzuki, coordenadora do Instituto Opet, explicou o significado da ação:“o voluntariado gera competências e tem a capacidade de promover o desenvolvimento das pessoas e engajamento nas causas, o trabalho em equipe e liderança”. Na visão da coordenadora, isto torna um profissional completo e é este o objetivo da instituição.

Uma destas instituições – Atitude na Cabeça –  parceira do Instituto Opet há 3 anos, esteve mais uma vez presente na feira. Quem passou pelo estande da ONG teve a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição, que arrecada perucas, cabelos, lenços, chapéus, turbantes e boinas para auxiliar na autoestima de mulheres que fazem tratamento contra o câncer. Os visitantes também puderam aprender a costurar fuxicos, fazer o cadastro de voluntário, ou até mesmo doar cabelos.

Outra expositora de destaque foi a ONG Recriar, que atua com o apadrinhamento para jovens entre 10 e 18 anos em situação de risco. A psicóloga Letícia Groshowicz, representante da ONG, explica o processo: “quem deseja apadrinhar uma criança, deve preencher uma ficha técnica com o seu perfil, com seu estilo de vida e sua rotina, com qual tipo de criança tem mais afinidade”.

A ideia é que a Recriar faça uma ponte entre o padrinho e o adolescente. “Com a ficha do candidato ao apadrinhamento, a gente faz uma filtragem entre os orfanatos parceiros, buscando encontrar a criança que melhor se encaixa no perfil”, conclui a enfermeira.

Caso tenha interesse em fazer parte do grupo de voluntários do Instituto Opet, ou das ONG’s parceiras citadas nesta matéria, acesse:

www.opet.com.br/instituto/voluntariado/

www.facebook.com/atitudenacabecacuritiba/

http://www.projetorecriar.org.br/site/

www.institutoaurora.org/

 

Aplicação do questionário sobre Direitos Humanos

 

Jovens participando da palestra de capacitação para voluntários

 

Momento de diversão na feira do voluntariado

A reportagem foi elaborada por alunos do 8° período do Curso de Jornalismo da Uniopet. O Instituto Opet, por meio do Programa Empreender, incentiva a prática sobre a teoria ensinada em sala de aula, articulando o contato de alunos com situações reais de trabalho. Durante o ano de 2018 alguns eventos do Instituto Opet terão cobertura jornalística realizada pelos alunos do curso de Jornalismo.
Reportagem e fotos: Luiz Fernando Dipp
Supervisão: Professora Aline Nunes
Jornalista Profissional – MTB 7305