OS BENEFÍCIOS DO VISAGISMO NA CONSULTORIA DE IMAGEM MASCULINA

OS BENEFÍCIOS DO VISAGISMO NA CONSULTORIA DE IMAGEM MASCULINA

Gabriela Akemi Miyazaki*,Katia Kelle Alfonso de Oliveira*,Lígia Cristine Staut*,Rosenilda da Cruz*,Silvia Vanessa Schwartz*,Thayse Alexandrini Correia de Lima*,

Roxane Wirschum Silva**, Patrícia Nuevo***,

* Discente do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética da UNIOPET

**Docente do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética do Centro Universitário UNIOPET. Mestre em Genética – Universidade Federal do Paraná

***Docente do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética do Centro Universitário UNIOPET, Especialista em MBA em Estética Clínica Avançada e Cosmetologia e Visagismo Estética Gestão Integral na Imagem

* Discente do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética da UNIOPET

**Docente do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética do Centro Universitário UNIOPET, Especialista em MBA  em Estética Clínica Avançada e Cosmetologia e  Visagismo Estética Gestão Integral na Imagem

*** Docente do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética do Centro Universitário UNIOPET. Mestre em Genética – Universidade Federal do Paraná

Autor correspondente patricianuevomakeup@gmail.com

 

RESUMO

O Mundo vive a era da alta conexão, o conhecimento e os acontecimentos são dissipados em segundos, nessa avalanche de imagens, informações, mensagens, selfs, sons e frases, enfatiza a necessidade do homem não ser esquecido, ser eternizado. No universo de muitos, a busca é ser único, é trazer essa conexão para dentro dos seus valores, pensamentos e desejos, do seu verdadeiro eu. E para efetuar essa decodificação interna, entra o visagismo com o seu método fundamental nos estudos dos quatros temperamentos, que relacionam a personalidade com as características físicas, nos arquétipos de Jung e na linguagem visual. E para construção dessa imagem personalizar, é inserido as etapas da consultoria de imagem, identificação das necessidades pessoais, assim como seu estilo, biótipo e coloração pessoal. Adequando a imagem criada na personificação de uma marca registrada.

Palavras-chave: Visagismo; Consultoria de Imagem; Identidade Visual; e Estilo.

1- INTRODUÇÃO

A imagem pessoal identifica os valores e estilos, define a marca pessoal do indivíduo. Expressa uma linguagem não verbal, tão forte e impactante, que acabou se tornando um fator determinante no universo profissional, social e coorporativo. Mas para extrair e construir essa imagem com consciência e conectada a essência de cada pessoa, é fundamental usufruirmos das ferramentas de consultoria de imagem, atreladas ao conceito do visagismo (LIMA, 2014).

O novo panorama social exige a imagem pessoal como o cartão de visita, porém muitas pessoas se sentem inseguras com sua imagem, mesmo sendo bonitas, não estão conectadas com o seu interior. O visagismo propõe a criação da imagem customizada através de técnicas, valorizando a beleza pela concepção harmônica e estética, fazendo uma leitura da imagem humana, focado na essência do verdadeiro EU, é um processo de autoconhecimento que reconhece pontos fortes e fracos, feições e proporções, revelando qualidades e virtudes e trabalhando com linhas, formas, cores e pontos de referência para que se alcance o objetivo final que é uma imagem personalizada, lembrando que todo indivíduo é único. Sendo o homem a matéria prima, a ser lapidada (HALLAWELL, 2009).

A consultoria de imagem proporciona um minucioso estudo de identificação de estilo, biótipos, coloração pessoal. Ainda orienta o indivíduo na escolha de suas vestimentas e o dress code da empresa que representará. Junto com os conceitos do visagismo, que determina os temperamentos com as formas faciais e feições, revelando a verdadeira imagem que se deseja expressar. Adequando um estilo que atenda às necessidades funcionais e emocionais, apresentando soluções de forma eficaz, guiando com precisão as propostas para atingir os resultados de causar uma boa impressão, aumentando sua aceitação na sociedade através de uma imagem atrativa e de credibilidade.

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 2.1- VISAGISMO

O visagismo é fundamentando nos conceitos mais puros da linguagem visual, acompanhado dos estudos de comportamento da psicologia. Todos os artistas plásticos, escultores e designers dominam o mecanismo de luz e sombra, ritmo visual, proporções, cores e formas geométricas, para a criação de uma imagem. O visagista também utiliza essas mesmas ferramentas, porém com a matéria-prima humana, analisando a estrutura óssea facial, a coloração pessoal, feições e temperamentos, para criar uma imagem pessoal, que transmite o seu verdadeiro eu, sem métodos e convenções. (HALLAWELL, 2005).

A origem do visagismo não é datada oficialmente, mas existem descrições que os gregos, romanos, árabes, hindus e chineses, já tinham ciência da fisiognomomia que se trata do processo de conhecer o caráter humano através da interpretação das feições faciais, esse conceito é conectado e propagado com o visagismo. O filosofo grego Aristóteles também pressupõem uma análise sobre as formas do corpo, relacionado com índole humana. (ARAUJO ).

O vocábulo visagisme, originou-se da palavra visage, que significa rosto em francês, e foi concebida pelo talentoso cabeleireiro e maquiador Fernand Aubry, ele foi um dos pioneiros na construção da imagem customizada, confrontando a padronização da imagem, imposta e ditada pelo mercado da moda e tendências daquele momento. Ainda ele, enfatizou com essa nomenclatura, visagismo, que ela não se tratava de apenas uma técnica, mas sim um conceito, já que ela termina no sufixo ismo, e todas as palavras que portam esse final, significa que um conceito, isso é apoiando nos fundamentos da filosofia. (HALLAWELL, 2009).

Para Trintande, 2013, ele ressalta a importância de revelar a proporcionalidade da imagem a ser criada, apoiada dentro do espaço tridimensional, analisando altura, largura e profundida.  Inserido nesse diagnóstico as linguagens verbal e não verbal, com a finalidade de evidenciar as necessidades e aspiração do cliente.

Segundo o Hallawell, artista plástico e criador do método visagismo, garante que não existe fórmula, para se criar uma imagem personalizada, e sim uma conexão de estudo por diversas áreas do conhecimento das artes visuais, estética, geometria, matemática, psicologia, antropologia e sociologia. Mas o que é o mais importante nesse processo é o intenso mergulho no eu interior, buscando resposta para saber o que esse indivíduo deseja revelar e expressar nessa imagem consciente e customizada. Ressaltando a importância de se dominar os fundamentos da linguagem visual, para conectar o universo interior, extraindo para a construção da nova sua imagem visual otimizada.

 

2.2- LINGUAGEM VISUAL

A linguagem visual é um sistema de símbolos, sinais, códigos e signos para decifrar e registar informações de caráter multidimensionais, que é um resultado do processo de captação da imagem pela visão. Ela não é uma linguagem verbal, mas mesmo assim apresenta um alfabeto próprio, que é composto de pontos, linhas, planos, ritmos, formas, direções, tons, textura, escala, movimentos, volumes e cores. Decompondo todas essas unidades estruturais, resulta na maior compreensão da composição visual (DONDIS, 2007).

A ciência da linguagem visual, procedeu pelos egípcios na busca de retratar a existência real. Mas o seu maior avanço foi no período do renascimento, com as obras de Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarrroti (1475-1564), Rafael Sanzio (1483-1520), e outros artistas renascentistas, que retratavam com perfeição o realismo das imagens em seus trabalhos. Esses avanços são atribuídos também a descoberta da anatomia, o mecanismo da luz e perspectiva. Todos esses recursos visuais, proporciona uma comunicação mais precisa da imagem, permitindo a captação dos pensamentos, sensações e sentimentos que ela expressa. A base de criação da imagem é a linguagem visual, esses fundamentos são dominados por designers, artistas plásticos, arquitetos e visagistas (HALLAWELL, 2008).

 

2.3- CLASSIFICAÇÃO DO ROSTO

A fisiognomonia provém da palavra grega phisionomõm, nomõm significa aquele que conhece, e phisio é físico. É o estudo das formas facial revelando as qualidades intrínsecas do homem. Essa análise é fundamentada na anatomia facial, contornos, feições e nas linhas de expressões (ARAUJO).

De acordo com TALEB, 2016, para se obter o resultado do formato de cada rosto, observamos sua geometria e analisamos suas linhas. O rosto é um elemento imprescindível, onde serão identificados seus formatos, medidas e classificações, o que vai determinar o melhor resultado em seu visual, sendo encontrado noves tipos de formatos masculinos.

O oval, a testa e levemente mais larga do que o contorno do queixo, as laterais são afinadas e a ponta do queixo tem desenho ovalado. O rosto redondo possui poucas medidas sendo praticamente iguais na altura e na largura transmitindo um formato angelical (PAGANINI, 2010)

O rosto quadrado possui traços retos, que fazem com que a largura dos maxilares acompanhe a largura da testa. O rosto retangular e uma variação do quadrado sendo mais fácil de combinar, mais longo do que largo e tem uma proporção mais semelhante ao oval (TRINDADE, 2013).

Segundo KAMIZATO, 2014, o triangular a proporção da testa e menor em relação as linhas da mandíbula e queixo. Já o triangular invertido a testa e mais larga, a mandíbula mais estreita e o queixo é mais pontudo que quase não se percebe a curvatura da mandíbula.

Rosto hexagonal (reto na base) seus lados são retos, o queixo pronunciado, formando laterais iguais. O rosto hexagonal (reto lateralmente), possui muitos ângulos, a testa é curta e reta, as têmporas são profundas e a curva da mandíbula e o queixo são pronunciados e angulares. O losango a uma inclinação zigomática do rosto em direção a testa e o queixo é mais fino e pontudo (HALLAWELL, 2008).

 

2.4- TEMPERAMENTOS

De acordo com ARAUJO, os temperamentos são características que se apresentam por cada pessoa, ao longo de uma vida, onde se expressa em traços faciais e também pelos comportamentos, sendo de uma importância a análise de temperamentos, para se caracterizar e dividir as categorias do indivíduo.

A hipótese foi levantada pelo médico Hipócrates (460-377 a.C.), onde diz que na teoria a personalidade se manifesta fisicamente, de que as quatro naturezas físicas (bílis amarela, bílis preta, linfa e sangue), estão relacionadas aos temperamentos, que são o sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático, gerando a Teoria dos Humores ou Temperamentos. A palavra temperamento deriva do latim temperare que significa equilíbrio. (DUARTE)

A identificação dos tipos de temperamentos: Sanguíneo, Colérico ou Bilioso, Melancólico ou Nervoso e Fleumático ou Linfático. São encontradas em todas as pessoas, porem em proporções diferentes, pois cada ser é único. A importância de se detectar cada força e fraqueza de cada humor, na consultoria, visa buscar o equilíbrio, onde ressalta as qualidades positivas e amenizar os aspectos negativos dessas personalidades. (ARAUJO)

Sanguíneo são curiosos e motivadores por novidades, não gostam de rotina, mas tem medo de novos desafios, são comunicativos, inovador e contagia com sua alegria, tudo parece festa e seu elemento é ar (KAMIZATO, 2014).

Segundo LAHAYE, 2008, o melancólico é sensível, quieto, transmite calma e organização, são detalhistas e perfeccionistas, talentoso, é amigo leal, possui gostos refinados, está sempre com a aparência bem cuidada, porém não gostam que sua privacidade seja invadida, são ansiosos, com tendência a inflexibilidade quanto a normas, regras, e seu elemento é terra.

Colérico é independente, esbanja muita confiança no que faz, dinâmico, compulsivo, necessita sempre de mudanças, exerce liderança, porém bastante intolerante, impaciente, quando irritado muito argumentador e sarcástico, emotivo e não guarda rancor, tendo elemento fogo (HALLAWELL, 2009).

Fleumático possui sua personalidade apagada, acomodado e relaxado, mantem as emoções sobre controle, de bem com vida, evita conflitos, conservadores, práticos, mostram ser medroso, para tomar decisões fica muitas vezes passivo demais, desconfiado, introvertido, bastante calculista, a ação é lenta, mas é observadora, bom conselheiro, seu elemento e água (MARTINEZ, 2009).

 

3- IMAGEM PESSOAL

Uma boa imagem é importante em todos os sentidos, mas não significa apenas o que é visual, e sim, tudo aquilo que é lembrado em um indivíduo, dependendo muito do modo que essa imagem foi construída e passada adiante. Por isso é que a imagem também precisa ser vista de forma mais ampla, porque ela não diz respeito apenas ao indivíduo, mas ao que as pessoas vão pensar segundo seus próprios filtros sociais, culturais e profissionais. Então, enquanto se constrói uma imagem, o indivíduo deverá analisar os objetivos e o público que quer alcançar. Deve-se fazer uma análise do ambiente de atuação, pois a imagem precisará refletir e complementar esse ambiente. (ESPERIDIÃO, AVILA, FERNANDES)

A Imagem Pessoal é como a pessoa se apresenta e o que deseja irradiar; um modo de contar suas experiências, o que já foi vivido e ainda o que está por vir, mesmo sem se dar conta. O entendimento e a maneira de encarar a autoimagem é indispensável para a autoestima e o convívio na comunidade. Então essa imagem pode ser o instrumento primordial que abrirá muitas portas e caminhos, ou não, desde que aplicada de maneira correta, pois ela poderá ser agradável ou não aos olhos do observador. A aparência aponta um tipo de prestígio na sociedade. (SILVA, 2014).

O reconhecimento da imagem pessoal alimentou a vontade do indivíduo de estar mais aprumado. A pessoa faz de sua imagem uma marca, se diferenciando e destacando dos demais. A concepção de uma identidade pessoal individual traz singularidade. À primeira vista, a imagem dos dez segundos é que fará a diferença, pois é onde todas as primeiras impressões são tiradas. Supor o que você é pela sua aparência é um modo inconsciente que leva a uma reação afirmativa ou de rejeição. (LIMA, 2014)

O zelo com a imagem é não somente se limitar na aparência. Não se deve traçar o pensamento somente nesse quesito, mas é necessário externar quem você é ou até mesmo o que você gostaria de ser. A maneira de se vestir influencia diretamente no seu triunfo. Usar vestimentas desapropriadas poderá até fazer com que se sinta apagado, invisível. (TALEB,2016)

São três pontos fundamentais que compõe a Imagem Pessoal: a maneira como se veste, como se comporta e como se comunica. Primeiramente entra seu código visual, porque, antes de se comunicar ou se comportar, o indivíduo será visto. Portanto, sua indumentária é a garantia de uma excelente primeira impressão. Mas a forma de se vestir nada adiantará se não souber se comportar. A etiqueta ensina o indivíduo a tratar bem as pessoas, a ser gentil com elas, a causar uma impressão agradável. Para sua imagem, isso fará toda a diferença. Por último, a comunicação. Capriche no português, no que vai dizer, estude sempre para ter conteúdo para bem conversar, pois de nada adianta falar aquilo que deseja se o interlocutor não te entender. (PEREIRA, 2008)

 

3.1- CONSULTORIA DE IMAGEM

A consultoria de imagem busca revelar a identidade visual do indivíduo, para essa construção, o seu trabalho envolve o universo da estética, comunicação e principalmente da antropologia, é um especialista em comportamento, crenças, hábitos e costumes. Para elaborar sua plataforma de imagem, analisa o estilo, biótipos e coloração pessoal, moldando vestimentas e auxiliando nas atitudes (MASTRANGELLI, 2016).

Construir uma imagem visual personalizada, é o objetivo da consultoria de imagem, levando as pessoas desse processo, a mergulhar no seu universo de reflexão profunda, sobre o seu eu interior e os valores que se desejam revelar na sua nova imagem (FIGUEIRÔA, 2016).

Atualmente o consultor de imagem, é um profissional em ascensão no mercado de trabalho, apesar de ser uma nova carreira, a indícios que os egípcios se beneficiavam desse estudo, para construir a imagens de seus faraós, no ano de 1558 foi escrito o primeiro livro de etiqueta e boa conduta, demonstrando e enfatizando a importância da imagem, naquele contexto social (MASTRANGELLI, 2016).

Esse novo desing da imagem, conta com um minucioso projeto, passando pelas etapas de descoberta dos elementos da consultoria, que são: a identificação dos sete estilos universais, definir o biótipo, visagismo, coloração pessoal e adequação da imagem com sua identidade. Proporcionando o empoderamento de seu estilo, com sutilidade e influenciando as outras pessoas de uma maneira positiva. (TALEB, 2016).

 

3.2- IDENTIDADE VISUAL

A pergunta é simples, quem sou e como quero ser visto? Porém a resposta é muito mais complexa, exigem um mergulho nas profundezas mais intrínsecas do seu eu, e quando é abstraído esses questionamentos não visuais e eles são transformados em elementos visuais, resulta no processo de criação da Identidade Visual. (CARVALHAL, 2014).

A identidade visual é definida pelas respostas da análise individual, que emprega ferramentas da consultoria de imagem, como teste de estilo, tipo físico, coloração pessoal e principalmente pela investigação minuciosa da sua personalidade, que é a proposta do visagismo, descobrindo os temperamentos e suas conexões com suas feições que indicam a formação das atitudes, comportamentos e valores. Todas essas averiguações revelam a essência dessa pessoa, construindo uma marca pessoal totalmente única e uma imagem extremamente personalizada. (TALEB, 2016)

Todos têm uma história de vida, um nome, uma profissão, RG e CPF, porem o que determina a primeira impressão são os elementos visuais que a compõe, como as linhas, formas geométricas e as cores. O fator mais importante da consultoria, é sintonizar a essência do indivíduo, que é composta de emoções, que não é palpável e não possui formas, com o imagem que é vista e definida pelos elementos visuais. Esse processo é o maior desafio do visagista, desenhar essas sensações internas, criando e dando forma a uma imagem genérica do interior, dando forma e promovendo o encontro com a verdadeira identidade visual desse ser humano. (HALLAWELL, 2009)

 

4- ESTILO

O estilo pessoal é uma imagem visual que é criada em cima da identidade de cada pessoa, revelando a personalidade e conexão com o meio que se vive, ele é extraído e construído a partir das experiências pessoais e dos fatores intrínsecos de cada um. Em 1980, foi realizado uma pesquisa sobre o comportamento e perfil de consumidores, pelas estudantes Alyce Parsons e Diane Parente, como resultado desse estudo, foi definido o estilo universal, que é divido em sete categorias que representam um perfil distinto, eles são conhecidos como criativo, elegante, esportivo, moderno, romântico, sexy e tradicional. (BALBINO, 2015)

Estilo vem do latim “STILUS” que deriva do idioma grego. No universo da moda, estilo significa forma de expressão, englobando elementos estéticos, fazendo o uso de vestimentas e costumes, de acordo com cada época, ou seja, o que é tendência. O estilo pessoal é a imagem que um indivíduo apresenta em seu ambiente profissional e pessoal. Ao longo da história os estilos foram valorizados, onde pessoas utilizavam diferentes tipos de estilo (TALEB, 2016).

O conceito de estilo universal, é uma ferramenta poderosa na moda e principalmente na consultoria de imagem, cada pessoa já nasce com um estilo dominante e no decorrer de sua vida vivencia, vai incorporando pelo menos mais dois desses grupos. A primeira impressão da marca pessoal, acontece pelo o contato visual, a imagem que se é vista, e é exatamente por esse motivo, que a identificação do estilo é imprescindível, para que a imagem esteja conectada a essência do indivíduo, e que a transmissão da mensagem visual seja lida corretamente. (BALBINO, 2015)

A moda vem do latim modus, significando “modo”. Podendo ser seguido de acordo com cada período, simbolizando a transformação do tempo e mudando a cada estação, é um contexto a cada dia refletindo o meio cultural, social e político (PALOMINO, 2003).

Segundo no livro Na Moda de Fiorentino, capitulo 4 pág. 14, fala que: “O estilo é o seu modo de ser, de se apresentar ao mundo, é a sua marca. Já a moda é algo passageiro: muda a cada estação”.

No âmbito universal, os estilos são divididos em 7 categorias: Criativo, Elegante, Esportivo, Romântico, Sexy, Tradicional e Urbano.

O Estilo criativo são pessoas que se sentem únicas, usam as suas roupas de acordo com a sua personalidade e humor do dia. Gostam de ser originais, misturar estilos, tipos de tecidos e cores. Elegantes são os homens refinados que gostam de roupas de alta qualidade e durabilidade. Gostam de usar uma peça que de destaque e que chame atenção, normalmente usam roupas tom sobre tom. A camisa branca é uma peça indispensável no seu guarda roupa, podendo ser utilizada com uma peça esportiva com acessórios notáveis e refinados (TALEB,2016).

Os Esportivos são homens decididos que costumam usar roupas informais, básicas e confortáveis, como calça jeans e camiseta. Não gostam de chamar atenção, as cores e acessórios são discretos e simples. Românticos são caracterizados por homens cavalheirescos. Adoram peças casuais e rústicas, o destaque nesse estilo são alguns detalhes em couro e alguns acessórios de madeira e discretos. O guarda roupa se compõe por cores claras e golas altas. Os Sexys se caracterizam por serem sensuais a noite, seu estilo não passa despercebido. Gostam de serem ousados e chamar atenção para a silhueta do corpo com calça jeans ultrajusta e camisetas com corte em V e acessórios exagerados (DIOS, 2007).

Os tradicionais não costumam acompanhar a moda e não gostam de chamar atenção, com aparência discreta a sua imagem passa muito respeito desde à primeira vista, usam somente roupas tradicionais. Já os urbanos são homens que gostam de roupas escuras, usam formas geométricas e abusam dos tecidos tecnológicos. Seus acessórios são de grande destaque e apreciam o contraste de cores (DIAS, 2017).

A primeira impressão da marca pessoal, acontece pelo o contato visual, a imagem que se é vista, e é exatamente por esse motivo, que a identificação do estilo é imprescindível, para que a imagem esteja conectada a essência do indivíduo, e que a transmissão da mensagem visual seja lida corretamente. (BALBINO, 2015)

 

5- TIPO FÍSICO

Somatotipo é um meio em que se pode realizar um estudo que caracteriza cada tipo físico do atleta de acordo com alguma modalidade esportiva, a somatotipologia é a característica por um tipo de perfil especifico determinado para cada tipo de esporte facilitando a busca e selecionando os melhores esportistas. Para se fazer a designação da somatotipologia é feita a observação de um grupo de informações. (FILHO, 2003)

Influenciado pela genética, o formato do nosso corpo é definido pelo biotipo. No ano de 1940, o Dr. William H. Sheldon realizou um estudo com 4.000 fotografias e entrevistas e desenvolveu uma classificação para os tipos do corpo. Ele classificou pela dificuldade ou não de ganhar gordura e músculo esquelético. Existem 3 tipos físicos:

Endomorfo: pessoas que possuem ossos largos, rosto redondo, quadris e coxas grandes. Contém mais gordura corporal e são encorpados.  Mesomorfo: pessoas com corpos atléticos, facilidade em ganhar massa muscular, ombros largos e cintura baixa. Possuem metabolismo acelerado. Ectomorfo: ombros caídos, quadris e cintura estreitos, corpo fino, facilmente perdem peso e baixo nível de gordura corporal. (LUCENA, 2008).

‘’Para se calcular a medida a endomorfia utiliza – se a medida da estatura (cm) e as dobras Cutâneas (mm) subescapular, do tríceps e supraespinhal, corrigindo – se o valor dividindo a estatura pelo fator.  Para a Mesomorfia usa-se a medida da estatura, o diâmetro do úmero e do fêmur, o perímetro corrigido do braço, que é o perímetro do mesmo forçado corrigido pela subtração do valor da dobra cutânea TR em cm, e o perímetro corrigido da panturrilha (pcp) que é corrigido pela subtração do valor da dobra cutânea medial da panturrilha em cm. As medidas de circunferências (perímetros) são caracterizadas pelas medidas lineares, realizadas circunferencialmente e as medidas do Diâmetro ósseo são obtidas através da distância entre duas estruturas de um determinado osso localizado transversalmente. Toda medida será efetuada, do lado direito do corpo. Para ectomorfia, utilizaram-se às medidas da estatura e peso, lidando-se com o índice ponderal de Sheldon (IP): estatura dividida pela raiz cúbica do peso.” (CABRAL, 2005).

 

5.1- FORMATOS DE CORPO MASCULINO

Retangular ou em H é necessário que faça um contraste entre a calça e a camisa para valorizar as partes do corpo, listras horizontais dão a sensação de um tronco mais alongado (TALEB,2016).

Corpo em Y ou triangulo invertido é indicado o uso de calça clara, e camisa com decote canoa, sendo usado para diminuir o formato dos ombros, já o uso de acessórios são permitidos desde que estejam concentrados abaixo da cintura (MASTRANGELLI, 2016).

Corpo oval ou arredondado deve ser usado combinações que sejam harmoniosas, tecidos que favorecem seu visual, optando por cortes v, linhas verticais alongam e afina o rosto (TALEB, 2016).

 

6- COLORAÇÃO PESSOAL

A cor exerce uma forte influência visual e psicológica em cada indivíduo, ela é luz e energia pura. Quem começou observar essa sintonia, da cor com o subtom do ser humano, foi Johannes Itten (1888-1967), quando lecionava pintura na celebre Escola de Arte Bauhaus. Ele percebeu durante os exercícios de suas aulas, que seus alunos escolhiam as cores que estavam relacionadas ao seu tom de pele. (HALLAWELL, 2009).

Os primeiros estudos das cores, começaram no campo da ótica visual, da refração da luz e na área química, para se obter pigmentos. Essas pesquisas levaram esse assunto no âmbito da psicologia das cores e suas interferências matérias e emocionais, evidenciando a importância das cores na vida das pessoas. Quando olhamos para qualquer ser, ela é a primeira a ser percebida, com todas as suas nuances, sensações e amplitudes. Diante desse imenso poder de comunicação não verbal, é imprescindível que se domine esse universo de matizes, para aplica-lo com plena segurança na construção da imagem, comunicando todos os elementos visuais com identidade e necessidade individuais. (ATAÍDE, 2016).

A aplicação prática desse assunto não palpável e mensurável, teve seu início com Robert Dor (1905-1980), que crio um sistema chamado Color Key System, que dividiam as cores em duas categorias, quente e fria. Logo os profissionais coloristas e maquiadores adotaram esse sistema e também perceberam que ele não abrangia a todos os tons de pele. No ano de 1942, foi elaborada uma pesquisa sobre a cor da pele, por Suzanne Caygill (1911-1994), uma maquiadora e artista plástica, que identificou quatro categorias básicas, relacionando-as com as cores das quatros estações do ano, cada categoria possui oito tons diferentes, totalizando 32 tons de pele, que ela nomeou de Color Harmony. (HALLAWELL, 2009).

A pesquisa de Caygill deu origem a análise de cores pessoal conhecida como método de Análise Sazonal. Mas em 1980 Carole Jackson escreveu o livro Color me Beautiful, popularizando esse método e se apoiando em três princípios básicos, como o matiz, a luminosidade e a pureza da cor, ampliando as 4 categorias de Caygill para doze distintas, e cada dessas novas famílias com uma como uma cartela de cores correspondentes a esses três princípios, atendo a todos os tons de pele, esse método é intitulado de Análise Sazonal Expandida. (ATAÍDE, 2016).

A tarefa de descoberta do subtom da pele, não é fácil, nem todos os estudiosos, artistas e até mesmo os consultores dominam essas diferenças cromáticas, esse atributo faz parte da inteligência visual de cada um. Essa análise é realizada comparando amostras de tecidos ou cartões, em frente a um espelho que seja beneficiado de uma boa iluminação. A primeira etapa é descobrir a temperatura da pele, se ela é quente, fria ou neutra. Na sequência verificamos as famílias correspondentes a essas temperaturas. Essa analise procura uma harmonia das cores com o tom de pele, que favoreça o seu colorido natural. (HALLAWELL, 2009).

 

7- LINGUAGEM CORPORAL

O corpo fala o tempo todo. A linguagem corporal é a tentativa de entender o que se quer dizer, de modo não verbal, por gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos, tom e ritmo da voz. O importante é que as comunicações verbais e não verbais estejam em harmonia uma com a outra, de forma que a informação seja um meio inteiro e racional. Contudo, os indivíduos em sua confusão, as vezes transmitem sem perceber, de forma espontânea e automática, uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal, o que poderá dificultar o entendimento da mesma. Por isso, é de fundamental importância que entendamos a linguagem não-verbal.  (Da Silva; Brasil; Guimarães; Savonitti; Silva, 2000)

Na linguagem corporal podemos identificar mentiras, revelar verdades interiores, acentuar ideias, realçar o diálogo, propiciar ou atrapalhar a percepção da conversa e também incrementar a comunicação e o convívio com as pessoas. Essa linguagem pode ser estudada, mas grande parte dela parece vir com o ser humano. (SCHELLES, 2008)

Portanto, reconhecer e adotar a linguagem corporal não é contrário de usar certas vestimentas ou servir-se de alguns gêneros de linguagem. O contraste é que, tendo a ciência de seus atos, você promoverá uma melhor sensação nas pessoas ao seu redor. Modificando a sua linguagem corporal, você se relacionará de outra forma com as pessoas próximas, e essas, por conseguinte, agirão sob outra perspectiva à você. (PEASE, 2005)

 

8- DRESS CODE

A vestimenta não é somente uma maneira de proteção para as pessoas, e sim uma forma de comunicação entre a pessoa e a sociedade, pois a maneira em que nos apresentamos, está ligada a forma de conhecimento da nossa própria imagem (KAWASAK, 2014).

Para o homem muitas situações pedem uma vestimenta correta, padronizada, seja em eventos sociais, formais e informais. No vestuário masculino observa se poucas variedades em formas e cores como no feminino, na atualidade vem crescendo as variedades e a busca pela vestimenta masculina vem apresentando à sociedade uma satisfação pessoal alcançada pelos homens. Começou a se observar na sociedade padrões de que o homem também pode se desafiar a usar roupas que se ajustam ao seu corpo (BUSO, 2008).

 

9- METODOLOGIA

A metodologia empregada na pesquisa, foi dividida em duas etapas. A primeira sucedeu de uma investigação bibliográfica de artigos científicos desde os anos de 2003 aos dias de hoje, e de livros da área de visagismo, moda e consultoria de imagem.

A segunda etapa, procedeu da construção pratica de imagem pessoal masculina, de uma amostra, empregando as técnicas e ferramentas da consultoria de imagem incorporada aos conceitos do visagismo. Essa construção de dados foi documentada e participou da elaboração do dossiê, utilizando uma coleta de dados quantitativa, por questionários que visam a descoberta das suas necessidades, frente a consultoria, também na identificação de seu estilo, biótipo e temperamento. Acompanhado da pesquisa qualitativa que visa compreender a personalidade do modelo analisado, pesquisando os detalhes e a descoberta de sua coloração pessoal, adequação do estilo e comportamento e analise corporal e facial, aprofundando os conhecimentos já avaliados.

A amostra investigada é um Executivo de TI e Consultor, residente da cidade de Curitiba, tem 45 anos, pertence ao sexo masculino. Sua escolaridade é superior e especialista completo e atualmente Mestrando. Possui uma autoestima elevada. Seu grau de insatisfação é no quesito Imagem Corporativa e foi o fator determinante para a busca da consultoria.

O dossiê de estilo, obedece um protocolo, a primeira etapa, é uma entrevista com a amostra, utilizando questionários, onde é sinalizado os pontos fortes e principalmente os pontos mais fracos da sua imagem, descobrindo o seu temperamento, feições e formato do rosto. A segunda etapa é a descoberta do seu estilo, mediante a questionários. A terceira etapa é as medições corporais, realizada com fita métrica, para constatar o seu biótipo. Na quarta etapa é feito o teste de coloração pessoal com tecido, para diagnosticar sua estação. Na quinta etapa é a visita a seu guarda-roupa, verificando as peças que favorecem a amostra, tanto na cor, corte e estilo. Na sexta etapa é a visita ao cabeleireiro e ao shopping, adequando a imagem dentro dos diagnósticos do visagismo e consultoria de imagem.

A apresentação dos resultados quantitativos e qualitativos será acompanhada de análise direcionada ao contexto que configura o objeto de estudo, de modo que se cumpra o papel científico deste projeto, no sentido de alcançar os objetivos propostos.

 

9.1 – PESQUISA

Foram realizados quatro questionários com objetivos distintos, sendo o primeiro para investigar a personalidade e objetivos da amostra frente a consultoria. As perguntas foram elaboradas para revelar seu gosto pessoal, personalidade e vida social, sendo nove perguntas abertas e quatro perguntas de múltipla escolha.

O segundo questionário refere-se a seu grau de satisfação com a sua imagem antes da consultoria, sendo dez perguntas fechadas e quantitativas.

A proposta do terceiro questionário foi para revelar o seu estilo principal e o secundário, com sete perguntas diretas e fechadas.

Para saber seu temperamento, foi aplicado o teste de Hallawell, que compreendem em quarenta e cinco perguntas que revelam as qualidades positivas do temperamento predominante e vinte e três que indicam o caráter negativo do temperamento.

 

9.2 – DIAGNÓSTICO

A análise da imagem foi realizada em oito etapas compreendidas em: definição do estilo, definição do tipo físico, coloração pessoal, visagismo, dress code, análise do closet e personal shopper.

A primeira etapa da coleta de dados definiu o estilo da amostra em Esportivo como primário e urbano como secundário através dos questionários correspondentes.

A segunda etapa constatou, através de análise de silhueta, o seu biótipo retangular ou H e sua proporção corporal foi detectada pela régua de proporção Áurea indicando seus membros inferiores num comprimento maior que seu tronco. A análise de coloração pessoal foi realizada no modelo sazonal expandido que é feito com tecidos de cores variadas aplicados no colo da amostra para verificar qual cor se harmoniza com seu corado natural e suas feições, buscando identificar a temperatura da pele quente, fria ou neutra e suas respectivas estações. O teste empregado na amostra revelou sua temperatura fria e sua estação verão puro. Conforme mostra a Figura 1.

Figura 1:  Teste de Coloração

Fonte: Autoras 2017

Através do teste de temperamento, foi definido o sanguíneo como primário. Pela análise facial foi classificado o formato do seu rosto como triangulo invertido, que pertence a classe do sanguíneo. A testa está ligada a intelectualidade e a razão, a da amostra apresenta-se alta e inclinada que pertence ao grupo sanguíneo.  A sobrancelha é semi reta com final arqueado demostra qualidades do sanguíneo. Os olhos são pequenos e abertos, que demonstra características do temperamento melancólico artístico, mais sensíveis e curiosos. O olho do lado direito mais elevado, indicando que é seu lado sensual e o esquerdo mais racional. O nariz é longo que indica qualidades do melancólico científico. A boca é padrão, o lábio inferior é maior que o superior o que evidencia aspectos do melancólico científico. O formato do queixo é quadrado e sua projeção é padrão, característico do melancólico científico.

O dress code da amostra, habilita ele transitar num ambiente informal, porem foi nesta etapa que ele demostrou insatisfação, e foi baseado nas informações que os questionários revelam, em relação a imagem que ele quer transmitir.

A análise do closet, possibilitou detectar em suas vestimentas, o estilo das peças, corte, modelo e materiais. E se elas estão transmitindo os propósitos da amostra, que foi orientada a entrajar quatro figurinos, ilustrados nas figuras 2,3 e

Figura 2: Traje para Palestra             Figura 3: Traje Informal                     Figura 4: Traje para Trabalho

Fonte: Autoras 2017

O personal shooper é a etapa da visita ao shopping, com o propósito de selecionar as lojas e peças de roupas, que combine com o estilo e construção da nova imagem.
A composição dos figurinos do modelo demostrou que os cortes das calças e camisas não favorece o seu biótipo e não está revelando o seu estilo.

10- RESULTADOS E DISCUSSÕES

A proposta da consultoria é enfatizar seu estilo urbano com o elegante, que irá proporcionar sofisticação, elegância e credibilidade para a sua imagem. Sugerindo trajes de corte mais reto e optar por tecidos que proporcione maior durabilidades em suas peças. Utilizar contraste de cores, sendo calça mais escura com a camisa mais clara, projetando mais o seu tronco, para comunicar mais força.

A amostra adotou a barba na forma quadrada, que lhe proporcionou uma ilusão ótica de um novo formato de rosto, antes triangulo invertido, forma que indica pessoas muito inquietas, criativas, inovadoras e irritadas, para retângulo com linhas retas, comunicando mais força, confiabilidade, praticidade, organização e poder. Essa adequação enfatiza os conceitos de comunicação das formas geométricas do rosto com o estudo dos símbolos e arquétipo de Carl G. Jung, proposta por Hallawell, as linhas inclinadas e instáveis do triangulo invertido, são substituídas pelas retas e precisas do retângulo, proporcionando um aumento da autoestima da amostra. Resultado demostrados nas figuras 5 e 6.

                                          

Figura 5 – amostra antes da consultoria                                  Figura 6 – amostra após da consultoria

Fonte: Autoras 2017

A utilização da cartela de cores, tanto na vestimentas e acessórios, possibilita mais praticidade na hora de fazer as composições dos looks, como na escolha de novas roupas e acessórios, enfatizando o estilo do modelo, com mais sofisticação e credibilidade. A figura 7 ilustra a cartela verão puro, que é a da amostra.

 

Figura  7: Cartela Verão Puro

Fonte: http://coquetelfashion.com/page/17/ – 2015

Essa consultoria ressaltou a eficácia dos estudos de comportamento, proporcionando uma imersão profunda da amostra no universo do seu interior, com a identificação do seu temperamento sanguíneo, ressaltando os pontos fortes extroversão, comunicação, motivação, alegria e energia da sua personalidade. A análise facial foi possível identificar que o formato dos olhos, nariz, boca e queixo são características do melancólico cientifico, que expressa qualidades de ser muito logico, racional, organizado, sistemático e detalhista, os pontos fracos são: extremamente exigente, inflexível e controlador. A inserção da barba com linha quadradas no contorno externo, cria uma base no formato triangular do seu rosto, refletindo mais estabilidade e determinação. As linhas inclinadas foram introduzidas acima do osso da mandíbula, propagando mais dinamismo e inovação, elementos de transmissão chaves para um profissional que domina o universo tecnológico.

A etapa do personal shopper possibilitou desenvolver uma proposta a ser introduzido no seu dress code e sua vida social, calça com o corte reto ou slim, e que de preferência seja de alfaiataria, com cores azul escuro, cinza e preta. Optar sempre por camisas de corte reto ou slim, com cores mais claras que a calça, para criar a proporcionalidade do tronco com os membros inferiores. Os seus costumes de modelo europeu ou slim, cores azul, cinza e preto. Sapatos nas cores pretas ou marrom, nos modelos oxforf, derby ou scarpam. A escolha do cinto, vai depender da cor do sapato, que tem que ser a mesma, e no material couro sem detalhes. Os metais dos acessórios, como relógio, correntes, armação de óculos e fivela do cinto, tem que pertencer à mesma família de materiais, caso opte por dourado, todos os acessórios serão dourados e caso prateados segue a mesma orientação. Sugestões apresentadas na figura 7.

 

Figura 7: Sugestões Pós Consultoria

Fonte: Autoras 2017

A consultoria esmerada com o visagismo promoveu a valorização da imagem e o equilíbrio do seu temperamento, adequando o estilo e evidenciando a identidade visual, como sua marca pessoal, de confiança e competência, imagem ideal para o mundo corporativo e contemporâneo, transmitindo mais energia, determinação, força e sucesso.

 

11- CONSIDERAÇÕES FINAIS

A força de transmissão da imagem, não é uma criação e utilização do momento atual, ela já era utilizada como símbolo de poder pelos egípcios. O projeto de sua construção, baseia-se nas teorias dos temperamentos de Hipócrates, somado ao estudo da fiognomonia e as sensações e mensagens que a linguagem visual nos propõem. Esses elementos são a base do método do Visagismo, proposto por Hallawell. Conglobado aos procedimentos da consultoria de imagem, que instrui através da descoberta do estilo, silhueta e coloração pessoal, a utilização vestimentas e acessórios mais adequados, que comuniquem com o interior do indivíduo.

Todos esses conceitos e ferramentas revelam a identidade visual, exteriorizado para a imagem pessoal, o maior fascínio dessa pesquisa é permitir a imersão no intrínseco da personalidade, proporcionando a autodescoberta dos comportamentos e valores. Mensurando as qualidades e pontos negativos, para trabalhar o equilíbrio, imprimindo uma imagem realmente personalizada.

Visagismo e consultoria de imagem habilitam as profissionais de estética a permitir não só uma adequação da imagem, mas uma jornada em busca do encontro da identidade pessoal com a sua índole, valores e personalidade. Extraindo para o mundo visual, a marca pessoal do indivíduo, assegurando e empoderando sua imagem, frente a sociedade. Possibilitando uma leitura real do que se quer expressar e para encarar com maior segurança as adversidades do mundo pessoal e coorporativo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAUJO, Amanda Mendes de; SEBBEN, Marina. Fisiognomonia: Um estudo para melhor compreensão do visagismo na estética facial. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Amanda%20Mendes%20de%20Araujo,%20Marina%20Sebben.pdf Acesso em 27 abr. 2017. NÃO POSSUI ANO

BALBINO, Thales José dos Santos; 2015. Estilo Pessoal: Ferramenta Estratégica de Relações Públicas / Personal Style: A strategic tool for Public Relations. Disponível em: http://revistarelacionespublicas.uma.es/index.php/revrrpp/article/view/287 Acesso em 19 mai. 2017.

BUSO, Vanessa Zanardo; LOPES, Talita Cristina; 2008. A Modelagem para a construção da identidade masculina.

CABRAL, Breno Guilherme de Araujo Tinoco; 2005. SOMATOTIPIA E ANTROPOMETRIA NA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v4n1/v4n1a09.pdf Acesso em 19 mai. 2017.

DIAS, Ana Carolina Mello; 2017 Maquiagem: Aplicada para os diferentes estilos pessoais. Disponível em: http://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/03/Maquiagem-aplicada-para-os diferentes-estilos.pdf Acesso em 20 mai. 2017.

DIOS, Maria Luisa Celia Escalona de; 2007. Com que roupa eu vou? Estudo etnográfico do processo de consultoria de estilo. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12528 Acesso em 3 mai. 2017.

DONDIS, Donis – Sintaxe da linguagem visual – São Paulo: Martins Fontes Editora / 2007

ESPERIDIÃO, Márcia; AVILA, Renato Nogueira Perez; FERNANDES ,Pamella Rodrigues Bavia – Marketing Pessoal: Planejamento e Estratégias para o Desenvolvimento do Indivíduo Acesso no dia 27/05/2017 http://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_30_1401827512.pdf

FILHO, José Fernandes; 2003. Estudo das características dermatoglíficas, somatotípicas e das qualidades físicas básicas nos diversos estágios de maturação sexual. Disponível em: http://fpjournal.org.br/painel/arquivos/1723-1_Maturacao_sexual_Rev6_2003_Portugues.pdf Acesso em 19 mai. 2017.

HALLAWELL, Philip – Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza, 2º ed. São Paulo: Editora Senac, 2009.

HALLAWELL, Philip – Visagismo – harmonia e estética, 4º ed. – São Paulo: Editora Senac, 2008.

KAMIZATO, Karina Kiyoko. Imagem pessoal e visagismo / – 1º ed. São Paulo: Érica, 2014.

KAWASAK, Bia – Dress code, impacto da imagem pessoal aos negócios – 2014, editora: cultor de livros; 1º ed. (1 de janeiro 2014).

LAHAYE, Tim. Temperamentos transformados / traduzido por Elizabeth Stowell Charles Gomes, 2º ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2008.

LIMA, Cibele Ramos; 2014. Artigo: Consultoria de imagem: uma proposta de imersão. Acesso no dia 04/05/2017 http://www.ufjf.br/posmoda/files/2014/11/Monografia_Cibele.pdf

LOPES, Caio César Aparecido; 2014. A importância da imagem pessoal aos alunos da faculdade de filosofia, ciências e letras de Ituverava. Acesso no dia 04/05/2017 http://www.dspace.feituverava.com.br/jspui/bitstream/123456789/72/1/CAIO%20C%C3%89SAR%20APARECIDO%20LOPES.pdf

LUCENA, Andre; LIMA, Graciele Araujo; SAMARA, Kharen; PRAZERES, Marcelo da Silva; OLIVEIRA, Santiago; CESAR, Júlio; HERRERA, José Blanco; 2008. Estudo do Somatotipo em atletas de luta Greco Romana. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/view/1149/954 Acesso em 3 mai. 2017.

MARTINEZ, Valquíria – Os Mistérios do rosto, manual de fisiognomonia,-2. edição-São Paulo: Madras, 2009.

MASTRANGELLI, Andressa Kasse  Figueirôa; 2016. Ateliê da imagem; A construção da marca pessoal e o estilo de vida no tratamento oncológico.

NUNES, Leandro Anderson de Loiola; 2015. Visagismo: Imagem humana como meio de comunicação. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-0084-1.pdf Acesso em 17 mai. 2017.

PALOMINO, Erika. A Moda 6. Moda no Brasil bibliografias e sites, 2003.http://docshare01.docshare.tips/files/9633/96335304.pdf Acesso em 30 abr. 2017.

PAGANINI, Tatiana; 2010. O delineamento de sobrancelhas conforme fisionomia humana. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Emili%20Ana%20Ramthum,%20Gabriela%20Pasa%20da%20Silva.pdf. Acesso em 27 abr. 2017.

PEASE,Allan & Barbara; Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal; Tradução: Pedro Jorgensen Junior; Rio de Janeiro: Sextante, 2005

PEREIRA, Andréia Freitas, Etiqueta Profissional. Cacoal, RO 2008 Acesso no dia 27/05/2017 http://ri.unir.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/994/ACC.pdf?sequence=1&isAllowed=y

SILVA, Lara Almeida da; 2014. Personal Stylist: estilo e imagem pessoal-um case em Manaus. Disponível em: http://www.bdtd.ufam.edu.br/bitstream/tede/4222/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o-%20Lara%20Almeida%20da%20Silva.pdf Acesso em 30 abr. 2017.

SILVA, Lucia Marta Geunta da; BRASIL, Virginia Visconde; GUIMARÃES, Heloisa Cristina Quatrini Carvalho Passos; SAVONITTI, Beatriz Helena Ramos de Almeida; 2000. Comunicação não verbal: Reflexões acerca da linguagem corporal. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v8n4/12384 Acesso em 4 mai. 2017.

SCHELLES, Suraia. A importância da linguagem não verbal nas relações de liderança, Revista esfera, 2008. Acesso no dia 02/05/2017 http://fsma.edu.br/esfera/Artigos/Artigo_Suraia.pdf

SOUZA, Jo – RABELLO, Leila. AURIANE, Marcia – Comunicação e Cultura de Moda, Imagem e Estilo, São Paulo – Editora Reflexão, 2016

TALEB, Alexandre. Imagem Masculina, Guia prático para o homem contemporâneo; São Paulo – Editora Senac, 2016.

TRINDADE, Robson – Visagismo na prática – 1º edição/São Paulo 2013

 

 

 

 

 

 

 

No Comments

Post a Comment