PIM – Programa de Integração com o Mercado

Denomina-se Programa de Integração com o Mercado – PIM o conjunto de ações e atividades realizadas no Centro Tecnológico das Faculdades OPET com o objetivo de identificar novas demandas do mercado para a Educação Tecnológica e criar oportunidades de contato dos alunos com as organizações, facilitando a integração entre teoria e prática nos cursos superiores de tecnologia. Todo o trabalho do PIM é supervisionado pela Coordenação Geral do PIM e os coordenadores de curso.

A principal ação do PIM é o Trabalho de Aplicação Tecnológica, realizado pelos alunos no último semestre do curso. O trabalho consiste em um estudo de caso no qual os alunos, em equipe (no mínimo 3 e no máximo 6 integrantes), deverão identificar problemas ou necessidades de uma organização (empresa-cliente) e, com a aplicação de suas competências, propor soluções. Nele os alunos colocam em prática os conhecimentos agregados às habilidades adquiridas em seus cursos. Todos os trabalhos são apresentados a Bancas Avaliadoras, composta de professores e representantes das “empresas clientes”.

Além de cumprir um dos requisitos do curso, ao participar do trabalho, os alunos exercitam habilidades de trabalho em equipe, contato com profissionais da sua área de formação, articulação entre conhecimentos e competências construídas durante o curso, além de contarem com o complemento de informações complementares importantes para o exercício profissional.

Protocolo para Equipe do PIM 24

Faça seu cadastro para o PIM 24

  • Twitter PIM 23


  • Facebook Opet