Projetos :: Mente Inovadora


Jogos de Raciocínio

O projeto Mente Inovadora vem enriquecer a nossa proposta pedagógica por meio de jogos de raciocínio, favorecendo aos alunos do Infantil IV ao 9º ano do Ensino Fundamental o desenvolvimento de habilidades como: trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade e tomada de decisões.

O material utilizado nas aulas é composto de livro didático, encarte, CD e jogo individual do aluno e está incluso ao Material Didático.

Aplicação prática

A turma do 5º ano da professora Elizabete trabalhou o Projeto Mente Inovadora com jogo Animais de Lucas que utiliza o método Detetive: obter informações e verificá-las. Nesse jogo o aluno deve considerar mais de uma fonte de informação, identificando elementos que levem à elaboração de perguntas com informações precisas; criar e selecionar perguntas mais adequadas identificando elementos - chave; elaborar um plano de ação e executá-lo passo a passo.

Após o jogo a turma trabalhou a transcendência utilizando a metodologia do jogo para as situações que envolvam raciocínio e relacionamento social, pois aprendem que primeiro analisam o
que está acontecendo passo a passo, depois tomam as
decisões necessárias.

“Aprendemos com o Método da Tentativa e Erro que o importante é : tentar, cometer erros , corrigir e tentar novamente, entendendo que a correção ensina duas vezes, pois reconhecendo onde erramos, localizamos o foco e refazemos de maneira correta. Procuraremos solucionar os problemas, seguindo os degraus de dificuldade, tomando as decisões certas. Esta é a vida do ser humano!”

Fotos