Para o Colégio Opet, a instituição escolar é responsável por promover o conhecimento na sua forma mais desenvolvida, oportunizando sua assimilação pelos alunos.

A construção do conhecimento é pessoal e ocorre essencialmente com a efetiva ação do aluno interagindo com o professor, com auxílio de recursos pedagógicos e ferramentas didáticas que efetivem o processo de ensino e aprendizagem.

A abordagem metodológica do conteúdo pautar-se-á pelos seguintes passos:

  1. Formular uma situação-problema que desencadeie a investigação/instigação e o interesse do aluno.
  2. A partir de sua bagagem pessoal, construir novos modelos ou estruturas cognitivas do saber socialmente produzido.
  3. Visualizar a aplicabilidade do novo conhecimento.
  4. Aferir a aprendizagem adquirida.
  5. Finalmente, transformar o conhecimento em atitudes e comportamento socioambiental responsáveis.

Assim, as atividades pedagógicas no Colégio Opet, regem-se por princípios filosóficos, epistemológicos, científicos, tecnológicos, éticos e sociais.

No Opet, a educação para a cidadania, tem como referencial o desenvolvimento da ética e o uso da tecnologia na construção interativa do conhecimento.

Esta concepção pressupõe o aluno como principal protagonista da aprendizagem, que ocorre com base em sua interação com o meio e a mediação do professor.

A partir do Projeto Pedagógico Opet, são elaboradas as propostas pedagógicas por nível de ensino, considerando que o currículo programático é a espinha dorsal da escola, a matriz curricular interdisciplinar garante a coesão e a progressividade dos conteúdos – conceituais, procedimentais e atitudinais – em todas as disciplinas e níveis, sem lacunas nem repetições desmotivantes.

Dessa forma, garante-se a continuidade sem ruptura entre os diferentes anos e ciclos escolares.

Os critérios de seleção dos conteúdos levam em consideração o seu significado relevante, o caráter prático e atualizado do conhecimento e uma programação de acordo com o desenvolvimento psicointelectual dos destinatários.

Além da matriz curricular, cada proposta pedagógica apresenta a sua fundamentação teórica, a especificidade de cada disciplina, os objetivos, os recursos didáticos, os métodos de ensino e as formas de avaliação de aprendizagem.