Como seria o seu dia a dia sem usar aquele creme para o cabelo ou hidratante para o rosto? Independente de ser homem ou mulher, todos temos nossos momentos de cuidado com a aparência. E sabia que, graças ao curso de cosmetologia, possuímos uma quantidade enorme e variada de produtos de beleza?
Se ficou curioso para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e veja as oportunidades que esse curso tecnólogo oferece!
Entendendo melhor o curso de cosmetologia
A cosmetologia estuda as diferentes formas e possibilidades de ação, aplicação e efeitos dos cosméticos. Para se tornar especialista na área, é necessário fazer um curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética.
Depois de formado, o tecnólogo terá uma série de habilidades. Entre elas, utilizar técnicas, produtos e equipamentos cosméticos e dermatológicos. Todos ligados à estética corporal, facial, de cabelos e unhas.
Além disso, o curso de cosmetologia engloba assuntos administrativos, gerenciais e de marketing. Tudo para que o aluno esteja preparado para gerir todas as situações que envolvem os serviços de estética e beleza.
Um curso, várias oportunidades de atuação
Agora que você já sabe o que é cosmetologia, vamos mostrar as possibilidades em que se pode atuar na área. Confira:
– Centros e clínicas de estética;
– SPAs;
– Salões de beleza;
– Academias;
– Indústria de cosméticos;
– Consultórios;
– Casas de repouso.
Entre as habilidades do tecnólogo em cosmética, podemos destacar que ele estará apto a:
– Aplicar técnicas para limpeza, hidratação e nutrição da pele;
– Identificar quais os melhores equipamentos e produtos da área de estética disponíveis no mercado;
– Promover o cuidado e o bem-estar por meio da aplicação de técnicas de massagem, drenagem, maquiagem etc.
– Oferecer consultoria em desenvolvimento de produtos para empresas cosméticas e farmácias de manipulação.
Como é o mercado de trabalho
Fiz o curso de cosmetologia, e agora? Sim, a gente entende sua preocupação. Por isso, buscamos algumas informações importantes sobre como é o mercado para quem se forma nesta área.
No Brasil, a estética ocupa um espaço substancial. Somos o segundo país no mundo em número de cirurgias plásticas estéticas. Também temos o terceiro maior mercado da beleza do planeta, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. Com esses dados, dá para se ter uma noção de como esses profissionais são requisitados.
Quem é formado na área possui muitas vantagens em relação aos que não são. Isso porque as exigências dos órgãos de fiscalização são cada vez maiores quanto à formação de quem trabalha em clínicas e empresas. Além disso, a remuneração é melhor para quem faz um curso de cosmetologia.
Também podemos falar aqui das possibilidades do profissional da cosmetologia em empreender. Ele pode abrir a própria clínica ou prestar serviços estéticos de uma forma independente. Neste caso, a formação superior faz toda a diferença. Por isso, quem tem um curso de cosmetologia já está saindo na frente.
Ah, e sempre é bom lembrar da importância de escolher um curso tecnólogo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, a validação do seu diploma pode ser comprometida. Pesquise, se informe e peça referências. Esses são bons métodos para verificar se o curso de uma determinada instituição atende aos requisitos que você procura.
—
Conheça os cursos de tecnologia do UniOpet e tenha um mundo de oportunidades para a sua carreira!