Escrito por Grupo Opet | Atualizado em 22 de novembro de 2017

Compartilhe:

tecnólogo ou bacharelado

A escolha da profissão é um momento importante na vida de qualquer pessoa. Uma dúvida cada vez mais frequente entre aqueles que ainda estão prestes a ingressar no mercado de trabalho é saber qual apresenta mais vantagens profissionais: bacharelado ou tecnólogo?

Ambos têm em comum o fato de serem graduações de nível superior, oferecidas por universidades públicas e privadas de todo o Brasil – e que precisam ser reconhecidos pelo MEC para que o diploma tenha validade. Mas também contam com características distintas e, devido a isso, possuem as suas próprias vantagens. Por isso, antes de mais nada é importante saber o que se almeja na carreira.

O que levar em consideração?

Há várias questões a serem levadas em conta na hora de decidir entre um ou outro. Entre tais questões é possível citar a vocação profissional, os objetivos de carreira, o tempo de duração que uma faculdade apresenta, entre outras.

Um curso bacharelado, de maneira geral conta com uma média de duração entre quatro a cinco anos, disponibilizando para o aluno uma significativa bagagem de conhecimento teórico e prático relacionados ao curso escolhido.

Em um curso como Administração, por exemplo, o aluno estuda matérias de Direito, Contabilidade, Estatística, Economia, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, etc. Por ser um curso abrangente, o aluno pode trabalhar em diferentes departamentos da sua área.

E o tecnólogo?

Na hora de decidir entre bacharelado ou um curso tecnólogo é válido saber qual é o seu real objetivo. Um curso de tecnólogo, por exemplo, acaba sendo uma das alternativas para quem busca um diferencial a curto prazo. O aluno que opta por fazer um curso após o Ensino Médio, garante uma formação em menos tempo, focada nas necessidades do mercado de trabalho.

De forma geral os tecnólogos têm duração mínima de dois anos, focando suas aulas em aspectos mais práticos, sendo ideal para quem já decidiu em qual departamento ou área profissional específica deseja trabalhar.

Os valores podem variar de acordo com o curso escolhido, mas acabam sendo mais baratos, são valorizados no mercado e garantem boa empregabilidade ao aluno.

Conhecendo bem as características de cada um e, principalmente, conhecendo bem os seus objetivos profissionais, você pode escolher melhor se quer investir em na graduação ou tecnólogo. O Grupo Opet disponibiliza para você ambas as opções, sempre priorizando a qualidade por meio de uma excelente estrutura e professores diferenciados.

Quer saber mais sobre a Opet e os seus cursos? Deixe o seu comentário.

 

Compartilhe: