Escrito por Grupo Opet | Atualizado em 10 de novembro de 2017

Compartilhe:
saiba qual faculdade mais combina com o seu perfil

Saber escolher o curso certo para você e que faculdade mais combina com o seu perfil é uma tarefa que demanda tempo e pesquisa. Todo jovem durante o ensino médio é questionado por professores, familiares e pais sobre qual curso e qual faculdade ele vai seguir. Muitas vezes, o aluno ainda está em dúvida, pois não sabe qual curso é mais indicado para sua personalidade e aptidão, ou seja, seu perfil profissional.

Neste artigo vamos dar dicas para você descobrir sua aptidão e seu perfil profissional, pois você identificando esses elementos, a escolha de uma faculdade e de um curso ficará mais fácil.

1 – Seu hobby diz muito sobre você

Ao se deparar com a dúvida sobre o curso que pretende seguir na faculdade, é muito importante você levar em consideração as coisas e atividades que você gosta de fazer, ou seja, se você gosta de desenhar ou ler revistas em quadrinho, você pode ser um futuro desenhista, ilustrador, jornalista em revista, designer, entre outras profissões que envolvam ‘desenho’.

Entretanto, se você gosta de esportes, pode ir para a área de educação física. O que eu quero dizer é para você não deixar de lado a opção de construir uma carreira no que você já sabe fazer e no que você gosta.

2 – Imagine o seu futuro

Elencando com o tópico acima, é muito importante você se imaginar fazendo algo que ama ou que, pelo menos, se imagina feliz fazendo aquilo por um bom tempo, pois na faculdade você vai passar no mínimo 4 anos dentro dela estudando assuntos e matérias relacionadas a seu curso, logo, se você odeia matemática, nem adianta tentar cursar engenharia, e outras profissões da área de exatas, porque você só vai se frustrar e desanimar.

A que faculdade mais combina com o seu perfil com certeza tem a ver com seus gostos e vontades. Faça um exercício se imaginando dentro de um curso, olhe a grade curricular do curso, as matérias que você irá cursar e se imagine estudando aquilo e veja se aquilo te faria feliz.

3 – Facilidades

Tenha em mente que se você tem mais facilidade com português, história e geografia, muito provavelmente sua profissão estará ligada com a área de humanas, agora, se você tem facilidade com matemática, química e física, sua área é de exatas. Se você gosta de biologia, pode muito bem seguir a área de biológicas. Isso não é uma regra, mas são facilidades que você possui na vida. Se você gosta de matemática mas quer tentar uma carreira de artes, pode até conseguir, mas as suas dificuldades serão maiores do que as das pessoas que possuem facilidades nesta área.

Agora, se você tem facilidade com as três áreas, eu sei que a confusão pode ser ainda maior, então acompanhe o quarto e último item.

4 – Teste vocacional

Mesmo depois de todas as reflexões você não conseguiu chegar em uma conclusão, acredito que o caminho mais certeiro será realizar um teste vocacional com psicólogo ou mesmo online – mas o teste deve ser sério.

O teste vocacional é uma série de perguntas em que você deve respondê-las de acordo com o que acha ou com o que faria em determinada situação. São testes de aptidão, a fim de descobrir sua vocação para algum curso e profissão. O teste vocacional costuma ser bastante proveitoso e com um resultado satisfatório para o aluno. Portanto, invista no teste para saber como escolher uma faculdade e que faculdade mais combina com o seu perfil.

Compartilhe: