Escrito por Grupo Opet | Atualizado em 22 de janeiro de 2018

Compartilhe:
Como aprender a trabalhar em equipe logo no primeiro emprego

O primeiro emprego é uma experiência enriquecedora na carreira de qualquer profissional. Mas, alguma vez, você já se sentiu perdido ao ter que lidar com tantas pessoas ao mesmo tempo?

Não se preocupe, você não é o único a ter este sentimento. Trabalhar em equipe é um desafio, porém, é algo fundamental para você e para a empresa. O mercado está, cada vez mais, à procura de pessoas com habilidades para trabalhar em conjunto. Sabe por quê?

Porque uma equipe integrada traz vantagens como:

– executar tarefas de forma mais rápida e eficaz;
– estimular as habilidades de cada profissional;
– aumentar a confiança entre os colaboradores;
– motivar os colaboradores para assumir novos desafios dentro da empresa.

Mas, como trabalhar em equipe no primeiro emprego? É exatamente isso que explicamos neste artigo! Continue a leitura e confira algumas dicas fundamentais para saber lidar com os colegas de trabalho.

5 dicas de como trabalhar em equipe

1) Seja comunicativo

Esse é um ponto muito importante sobre trabalhar em equipe. Pense que cada pessoa que trabalha com você tem uma maneira diferente de agir. Então, para que todo mundo se entenda, é fundamental saber falar e escutar na hora certa. Ah, e outra dica é fugir das fofocas ou “panelinhas”, que só atrapalham a convivência e podem prejudicar a sua carreira.

2) Tenha controle emocional

É normal a gente gostar mais de algumas pessoas do que de outras. Porém, é importante separar as relações pessoais das profissionais. Não se deixe levar, principalmente, por rancores. Se alguém discorda da sua opinião, tente mostrar seu ponto de vista com respeito. Entrar em conflito só deixa a situação mais complicada, ok? Sempre que possível, tente se colocar no lugar do outro e escute a opinião alheia até o fim.

3) Supere o medo do novo

Sua mão fica suando ao ouvir o seu gestor pedindo para você assumir uma nova tarefa? Relaxe. O novo sempre dá medo, mas é preciso encará-lo! Novos desafios ajudam muito no seu crescimento profissional. Sem falar que esses desafios são excelentes chances de mostrar sua proatividade.

4) Pergunte sempre que precisar

Perguntar é uma das coisas que mais causam insegurança nos jovens que estão iniciando a carreira. Muitos deixam de tirar dúvidas por medo, vergonha ou para não querer incomodar os colegas. E é aí que acabam errando a tarefa que receberam para executar. Então, deixe a insegurança de lado e faça quantas perguntas forem necessárias para você desenvolver as suas tarefas com qualidade.

5) Fuja da timidez

Pode até ser redundante, mas trabalhar em equipe exige contato com outras pessoas. E a timidez em excesso pode atrapalhar esse processo. Tente identificar as situações que “travam” você e busque lidar com elas. Se for preciso, busque orientações com profissionais. A questão aqui não é fazer com que você seja a pessoa mais extrovertida da empresa. Mas, sim, ajudá-lo a acreditar em si mesmo.

Lembre-se: trabalhar em equipe proporciona aprendizagem, conhecimento e crescimento profissional.

Como foi a sua experiência de trabalhar em equipe no primeiro emprego? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe: