Escrito por Grupo Opet | Atualizado em 15 de dezembro de 2017

Compartilhe:
5 dicas para não errar na hora de escolher sua faculdade

Escolher uma faculdade é difícil, não é mesmo? Credibilidade, bons professores e estrutura são só algumas das coisas que você deve levar em conta na hora de optar pela instituição onde irá passar alguns dos melhores anos da sua vida. Por isso: vá devagar.

Mas não se desespere. Listamos algumas dicas importantes para ajudar você nesse momento de indecisão. Veja só:

1 – Pesquise (e muito!)

5 dicas para não errar na hora de escolher sua faculdade

Este é primeiro e um dos mais importante passos antes de optar por uma Faculdade. POr isso, converse com alunos e ex-alunos, saiba qual é opinião deles sobre a instituição; o que eles acharam do professores – principalmente os que vão estar em contato direto com você -, se a faculdade aceita a nota do Enem ou possui programas de bolsas (em caso de instituições privadas).

2 – Faça uma visita à instituição

É importante que você vá até instituição onde pretende estudar para conhecer a estrutura que ela oferece. Avalie, por exemplo, se há e como são os laboratórios de pesquisa, salas de aula e auditórios. O ambiente influencia bastante na qualidade do seu estudo.

3 – Programas de bolsas

Hoje em dia, os programas de bolsas são muito importantes para a inserção de alunos que não possuem condições financeiras para pagar uma mensalidade, seja ela integral ou parcial. Descubra se ela tem programas de bolsa auxílio ou financiamento. A Opet, por exemplo, disponibilizam bolsas (como o Propet), financiamentos, programas de transferência e convênio com empresas.

4 – Vai morar em outra cidade?

Muitos estudantes mudam para outra cidade quando ingressam em uma Faculdade. Por isso é importante saber se há moradia perto da instituição, quanto elas custam, se existem apartamentos ou casas para dividir com outros estudantes.

5 – Estágio

5 dicas para não errar na hora de escolher sua faculdade

Veja se a faculdade incentiva o aluno ao estágio ou se a mesma possui parceria com programas de estágios. Isso é importante para o aluno se sentir motivado e contar com auxílio para inserção no mercado de trabalho.

Essas são as principais dicas para você não errar na escolha da sua Faculdade. Como anda sua pesquisa? Compartilhe conosco nos comentários.

Compartilhe: